02 Receitas: Hidratação caseira com Açucar & Hidratação com Maisena

Hoje eu trouxe pra vocês mais uma receita que revolucionou a minha vida. A Hidratação de Açúcar. Como sempre, eu já tinha ouvido falar dessa hidratação, mas nunca tinha testado, e depois que testei, me apaixonei.
Conclusão: mais uma queridinha pro meu cronograma capilar!

Antes de dar a receitinha, vamos entender os benefícios do açúcar pro nosso cabelo?

O açúcar é recomendado pra quem quer recuperar a maciez e brilho dos cabelos, diminuir o frizz e a porosidade capilar. Além de combater o ressecamento, ele também ajuda a selar os fios e diminuir as pontas duplas.
Eu particularmente prefiro usar açúcar mascavo, pois ele não passa por muitos processos químicos, mantendo as vitaminas (B1, B2, C), ele também possui cálcio, magnésio, ferro e etc. Mas eu já testei a receita com o açúcar cristalizado e o resultado também é muito bom.

Vamos à receita?
Você vai precisar de:


– Máscara de hidratação (o suficiente para o comprimento do seu cabelo)

– 1 colher de açúcar mascavo ou 2 colheres de açúcar cristalizado

Como fazer:

Misture os ingredientes em um recipiente e aplique nos cabelos limpos e úmidos. Deixe agir por cerca 30 minutos, enxague bastante e em seguida e aplique o condicionador.

Obs:
Para potencializar a receita, você pode acrescentar 1 tampinha de bepantol líquido, glicerina ou algum óleo vegetal de sua preferência. Você pode usar essa receita na etapa hidratação do Cronograma Capilar.


– Açúcar afina o cabelo?
Bom, tecnicamente não. Mas algumas pessoas percebem uma diferença nos fios (que parecem estar mais finos), porque as cutículas ficam seladas e o cabelo menos poroso.


AGORA VAMOS A RECEITA DE MAISENA:

Essa receitinha caseira de hidratação de maisena é do tempo da vovó! É conhecida também como “touca de gesso”, e lá pros anos 40-60, era usada pelas meninas que queriam fios mais lisos. Fiquei surpreendida com os resultados quando utilizei esse ingrediente, e desde então, a maisena tornou-se meu ingrediente preferido para hidratações caseiras! É gatinhas, eu sou fã da sabedoria popular. Vou ensinar pra vocês como fazer hidratação de maisena!

Quando utilizado corretamente, o amido de milho tem o poder de reduzir o volume, hidratar, e trazer uma maciez incrível pro cabelo. Podem ficar tranquilas que ninguém vai perder os cachinhos… Após muita pesquisa, muitos testes e muitas cagadas, eu descobri a maneira correta de usar a maisena.

A máscara de maisena deve ser colocada no dia da hidratação do cronograma capilar. Então, vamos à receita?

Ingredientes


1 colheres (sopa) cheia de máscara de hidratação
1 1/2 xícara de água filtrada.
2 colheres (sopa) cheias de maisena.
1 colher (sobremesa) de açúcar (Cuidado com o uso desse ingrediente, porque ele afina os fios).
1 colher (sobremesa) de glicerina líquida vegetal (ou bepantol)
Observação: você pode acrescentar qualquer óleo vegetal ou azeite se quiser deixar sua hidratação de maisena mais nutritiva. A quantidade recomenda para essa receita é de 1/2 colher de sobremesa.

Como fazer hidratação de maisena – Modo de Preparo

Lave bem os cabelos com o shampoo e escorra o excesso de água com auxílio de uma toalha seca. Não seque os fios com o secador. O ideal é que você passe a hidratação nos fios ainda úmidos.
Misture bem o amido de milho na água fria.
Coloque essa mistura em uma panela, e leve ao fogão em fogo baixo, mexendo sempre. Não se descuide da misturinha no fogão. Quanto mais baixo o fogo, e quanto mais você mexer, mais lisa é a textura. Quando engrossar e atingir a consistência de um mingau, desligue.
Espere 5 minutos até que o mingau esfrie um pouco, mas ainda esteja quente. Acrescente o açúcar, a glicerina (ou o bepantol), a vitamina e a máscara de hidratação. Misture novamente.

Como fazer hidratação de maisena

Divida o cabelo ainda úmido em mechas e aplique a máscara caseira desde a raiz. Penteie essas mechas com o produto já aplicado, levando o produto da raiz até as pontas. Utilize a máscara com bastante abundância. Você pode usar qualquer pente ou escova, eu recomendo pentes de madeira aqueles pentes finos de plástico.
Ao terminar de enluvar todos os fios com a máscara, envolva os cabelos com uma toalha úmida. Eu observei que todas as hidratações são potencializadas quando eu faço isto, e moças, isso é dispensável apenas quando a umidade relativa do ar estiver superior a 70%. Por via das dúvidas, eu sempre coloco a toalha bem molhada em volta dos fios.
Tempo do produto no cabelo: 30 minutos a 2 horas.

Após deixar que a gororoba aja no cabelo, enxague os fios APENAS com água. Confiem em mim, o cabelo não vai ficar sujo. Isso é de extrema importância mocinhas, se vocês usarem shampoo, vocês vão jogar toda a hidratação fora! Então apenas enxaguem com muita água, e condicionem o cabelo normalmente.

Quanto tempo deve deixar no cabelo?


O tempo de espera da hidratação de maisena varia entre 20 minutos a 2 horas.

Sobre essa questão do tempo de ação da máscara: É RELATIVO! Depende do seu cabelo e dos objetivos. Se você deseja pouca redução de volume, deixe, em média, por meia hora. Se deseja redução drástica, deixe 2 horas. Conheçam o cabelo de vocês. Se você deixar de 6 horas a 8 horas, seu cabelo alisará, dependendo do tipo dele. E não vai ser um alisamento bonito, vai ficar um negócio estranho e espigado!

O “ponto” ideal para o meu cabelo é quando os fios ficam durinhos. Isso demora, em média, uma hora. Antes disso, não sinto muita potência na redução de volume, e depois, o cabelo fica com o efeito espigado horrendo. Por isso, minha recomendação é a seguinte: testem a hidratação várias vezes, por meia hora, quarenta minutos, e até uma ou duas horas e vejam como o cabelinho de vocês lida com essa questão do tempo.

Dicas extras:

Se você não tiver bepantol ou glicerina, não tem problema. Pode fazer sem esse ingrediente.
Você também pode acrescentar cacau, toddy ou chocolate em pó à sua receita;
Dica da leitora: você pode turbinar a sua hidratação de maisena com cenoura. Para fazer isso, depois que o mingau tiver finalizado, faça um suquinho bem concentrado de água filtrada + cenoura, batendo no liquidificador. Coe e misture ao mingau, aplicando no cabelo normalmente.

E os resultados?

Os resultados são lindos! A maisena ajuda a pesar o cabelo, diminuindo o volume e aumentando o brilho dos fios. Pra quem está na transição, é uma receita ideal e natural.

Para as moças que estão grávidas, ou para as transitetes que estão com uma dificuldade enorme de “abaixar” a raiz, a maisena é a resposta natural para todos os problemas de vocês! No início da transição, eu usava todas as semanas e conseguia igualar bastante a diferença entre o comprimento e a raiz cacheada. O efeito não é definitivo (ainda bem, não queremos perder nossos cachos, não é?), mas o auxílio é gigantesco nessa fase. Pra quem não está na transição, essa hidratação é também muito poderosa: além de reduzir o volume, a hidratação aumenta o brilho dos cachos e o melhor, aumenta a definição!

É só amor!