Pessoas / Relações Narcisistas, você sabe o que é?!

Olá Meninas!
Hoje vim partilhar parte de coisas sobre Psicologia que venho estudando pra encontrar respostas pessoais mesmo, e, em uma das pesquisas mais recentes que fiz encontrei esse artigo que vale muito a pena ler... Principalmente para pessoas (como eu) que sofreu muito com relações emocionais das quais nos acusavam das culpas que depois, a gente percebia que nem tinha.
Espero que gostem... !!!


Primeiramente, vamos falar sobre: A psicologia do narcisismo:


Pessoas narcisistas acreditam que são mais inteligentes, mais sábios, mais importantes do que os outros, mas, essa combinação de características pode se tornar um potencial distúrbio psicológico.

Existem dois tipos de narcisismo:


1- Que ou quem é muito voltado para si mesmo ou para a própria imagem.
É o tipo mais fácil de reconhecer, são pessoas extrovertidas, dominantes, brincalhonas demais e que buscam chamar a atenção.

2- Que ou quem se narcisa.
Trata-se de narcisistas mais vulneráveis, são silenciosos e reservados.
O Transtorno de personalidade narcisista é classificado como uma doença mental quando a pessoa se preocupa excessivamente com a sua própria satisfação pessoal, com o poder, com a sua vaidade e o seu prestígio, se comparando constantemente com outras pessoas. Esse tipo de narcisista pode se desenvolver a partir de pais que supervalorizam as realizações do seu filho. O Narcisista vulnerável é justamente o oposto; pode se desenvolver através de um mecanismo de auto-preservação que a pessoa usa para proteger seus sentimentos de algum possível dano, e é freqüentemente, o resultado do abuso infantil.

Aproximadamente 6,2 % dos adultos hoje sofrem com esse distúrbio psicológico – as crianças são isentas do diagnóstico porque ser auto-centrado é uma parte do desenvolvimento natural da infância e de como elas aprendem a se encaixar no mundo ao seu redor. Com o tratamento, em vez da auto-estima inflada, os narcisistas podem desenvolver uma compreensão bem mais saudável de si mesmos, assim como a criança aprende a superar o seu próprio egocentrismo.

O Narcisismo talvez seja um dos problemas psicológicos que mais desperta o interesse das pessoas. Para aqueles que querem saber mais sobre o narcisismo, compartilho este vídeo que saiu há alguns dias atrás e explica em 5 minutos as principais características da personalidade narcisista, seus tipos e quando se torna um transtorno:

Link do Video:
https://www.youtube.com/watch?v=HAnw168huqA


Como Identificar um Narcisista:



A maioria de nós já esteve em um relacionamento com um narcisista. Talvez você tenha sido sugado por um membro egocêntrico da família, um esposo, um namorado, um colega de trabalho,ou um amigo.
Talvez você pensou que era sua culpa quando o narcisista fez você se sentir diminuído e cheio de desespero.
A verdade é que a sua única “falha” foi se envolver com o narcisista!

Aprender a identificar esse comportamento tóxico antes que ele te machuque é crucial para a sua saúde. Uma grande parte do nosso bem-estar se deve aos nossos relacionamentos, que podem ser saudáveis ou tóxicos. Se temos relacionamentos tóxicos, precisamos avaliar se eles podem ou não mudar; se não, temos de encontrar forças para ir embora. Então, vamos falar sobre como identificar um narcisista..

Aqui estão características de um narcisista:

1 - Ele/a raramente assume a responsabilidade pelos problemas e, em vez disso, culpa os outros.
O narcisista expressa pouca emoção, especialmente durante os conflitos com você. Quando você expressa sua emoção, ele ou ela te culpam por isso. É uma forma sutil de abuso.
2 - Ele/a drena você, vive da sua energia. Considere quanta energia você está gastando nesta relação … o meu palpite é que seja do tamanho do seu esforço para manter o relacionamento vivo. Você provavelmente está esgotado emocionalmente e fisicamente, porque é você quem faz todo os planos, todos os pedidos para que ele (a) fique e não jogue nada pro alto e todo os esforços para “corrigir” o que está errado.
3 - Ele/a é encantadora e pensa muito em si mesmo/a.
Esta pessoa é irresponsável com suas finanças, carreira e/ou em manter sua casa em ordem.
4 - Jekyll & Hyde: Esta pessoa é muito agradável, mas quando você diz alguma coisa errada ela chama sua atenção. Você vive pisando em ovos por querer fazer tudo que ele (a) acha certo.
5 - Não existe argumentação com essas pessoas. Elas acabam sendo irônicas e sarcástica até rindo em alguma discussão; Você vai, inevitavelmente, terminar a maioria dos conflitos pensando que foi tudo culpa sua. Você vai acabar pedindo desculpas, chorando e até se desesperando por acreditar que é você que faz da situação um desastre total. E você vai acabar sendo o único a perder sua auto-estima, acredite. Ele (a) dormirá e acordará como se nada houvesse, mesmo que tenha visto choros ou tristeza em outra pessoa e acredite, dificilmente você verá qualquer expressão corporal ou no rosto de um narcisista.

Pessoas como eles não veem muito seus próprios defeitos e acabam direcionando ao parceiro, amigo ou familiar os possíveis erros que ele próprio comete, e quando algo não sai como o esperado ou não dá certo, certamente ele culpará primeiramente outra pessoa e se esquivará da própria culpa para então poder se sentir melhor nas atitudes que veem a tomar e seguir em frente vivendo constantemente nos seus erros que serão sempre repetidos por acreditarem que é o outro que erra.


Lembre-se: Você pode evitar tudo isso, porém pode também ajudar uma pessoa narcisista a se enxergar e melhorar; Imagina só como deve ser triste os vinculos afetivos''abandonados'' que esses tipos de pessoas devem ter, porque por fim, sempre acabarão sozinhas e obscuras até chegar em um quadro mais grave, até mesmo uma depressão clinica e aguda.



Fonte:
MindBodyGreen traduzido e adaptado por Psiconlinews.