Como entender o Cronograma Capilar:

COMO FUNCIONA O CRONOGRAMA CAPILAR?

O cronograma capilar é composto por 7 hidratações 4 nutrições e 1 reconstrução ao mês. São basicamente três tipos de máscaras que vão entrar nas seguintes etapas:

Hidratação
Nutrição
Reconstrução



Seguindo o quadro acima, terá que lavar o cabelo no mínimo 3x na semana, se você como eu lava o cabelo todos os dias, os dias foras da tabela vai usar apenas o shampoo e o condicionador normalmente.

Se o seu cabelo tem química e está muito detonado, pode fazer 2 Reconstruções (uma a cada 15 dias).
IDENTIFICANDO MASCARAS PARA O SEU CRONOGRAMA CAPILAR.

Para seguir o cronograma capilar, é necessário ter máscaras hidratantes, nutritivas e reconstrutoras. Mas como identificar cada uma delas?

Máscara de Hidratação: responsável por fazer a reposição hídrica (água) na fibra capilar.

Contém em sua composição:

– Extratos vegetais (plantas ou frutos);
– Pantenol;
– Glicerina;
– Aloe Vera;
– Silicones;
– Vitaminas;
– Mel e açúcares;
– Colágeno;
– Proteínas hidrolisadas de milho, arroz, soja ou seda;

A hidratação traz o efeito de maciez, maleabilidade e suavidade para os cabelos.

Para potencializar a máscara hidratante, use uma pequena quantidade (uma tapinha) de bepantol líquido.

Máscara de Nutrição: responsável por fazer a reposição lipídica (oleosidade) na fibra capilar. Contém em sua composição:

– Óleos vegetais (óleo de argan, girassol, macadâmia, monöi, ujon, amêndoas, semente de uva, coco, linhaça, oliva);
– Manteigas vegetais (karité, cupuaçu, murumuru, cacau, abacate);
– Ceramidas;
– Proteínas hidrolisadas;
– Tutano

A nutrição traz o efeito de sedosidade e brilho para os cabelos, além de eliminar o frizz e dar peso aos fios. E é nessa faze que você pode adicionar a Umectação.

Para potencializar a máscara nutritiva, use uma colher (sobremesa) de azeite de oliva, óleo de coco, óleo de girassol ou outro óleo ou manteiga à porção de máscara que for utilizar na hora.

Máscara de Reconstrução: responsável por fazer a reposição de proteína na fibra capilar. Contém em sua composição:

– Queratina;
– Creatina;
– Arginina;
– Cisteína;
– Colágeno;
– Proteína hidrolisada do trigo;
– Aminoácidos;

Para que uma máscara seja uma reconstrutora potente, é necessário que possua em sua formulação pelo menos dois componentes dos acima citados.


CONCLUINDO O CRONOGRAMA CAPILAR

Se você realmente quer começar o cronograma capilar não precisa sair comprando vários produtos, primeiro analise os que você possui em casa, hidratações podem ser substituídas por itens caseiros.

Tenha em mente que você precisa de tempo e dedicação. O cabelo não muda de um dia para o outro leva um tempo para o cabelo recuperar dependendo do seu estado.

Mais na medida que o seu cabelo for recuperando você pode aumentar o numero de dias entre os tratamentos. Quando achar que chegou a hora você pode interromper o cronograma e voltar quando quiser.

DICAS ÚTEIS:

– A beleza do cabelo começa de dentro pra fora, beba bastante água, invista em proteínas, verduras e legumes.
– Não inicie o cronograma pela reconstrução. O cabelo precisa de hidratação e nutrição para que a reposição de massa seja efetiva.
– Cabelos cacheados podem ter resultados melhores com investimento maior em nutrição e ou umectação.
– O cronograma pode ser feito quantas vezes você achar necessário.
– Siga a recomendação de tempo indicada na embalagem.
– Proteja os fios com termo protetores ao usar chapinha, secador.
Pode deixar que eu vou fazer um post apenas contando a minha rotina capilar ou meu cronograma. Contando também os produtos.

Super beijo! Qualquer dúvida deixe nos comentário abaixo! Se você gostou, compartilhe! Obrigad

Hidratação com Glicerina &

Oi, meninas!

A receita de hoje é rápida, barata e tem um resultado ma-ra-vi-lho-so, porém é necessário ter cuidado (muito mesmo!) na hora de usar a glicerina. Então, antes de sair tacando a dita cuja no cabelo, atenção!


O que é a Glicerina?

Existem dois tipos de glicerina, a vegetal e a animal. A glicerina vegetal é feita a partir, geralmente, do óleo de coco e a animal é feita a partir de gordura animal.

Pesquisei bastante sobre cada uma é feita, mas só encontrei uma fonte com informações precisas. Esse post do Clube do Cabelo e Cia, explica que a indústria produz sabão com gordura animal e que a glicerina animal é um subproduto desse sabão. Já a glicerina vegetal é obtida por processo de hidrólise em altas temperaturas.

Ambas são destiladas: a vegetal para remover o excesso de água e assim produzir uma glicerina pura, 99,3%, e, na animal, adiciona-se sal ao sabão para que ambos se separem, a glicerina é retirada, filtrada e bi destiladada para poder ser comercializada.

Quais as propriedades da Glicerina?


Ela é emoliente, umectante, hidratante e suavizante de pele.

A Glicerina

A Glicerina é um produto baratinho e que você encontra facilmente em farmácias (geralmente, as de fármacia são de origem animal e, pelo o que eu li na internet, sempre que não está escrito a origem é porque o produto é de origem animal). Ela é usada na etapa da hidratação (reposição de água) do cronograma capilar. Além disso, pode ser usada nas técnicas low poo e no pow (ler o rótulo antes de comprar, pois algumas possuem óleo mineral).

Qual Glicerina usar?

Eu comprei a bi-destilada porque não sabia que ela era origem animal – aliás, não sabia como a glicerina era feita. Pesquisando depois, descobri que é muito mais fácil de encontrar a glicerina animal, mas imagino que a vegetal seja melhor por ser produzida a partir do óleo de coco e não de gordura. O Sabão e Glicerina vende glicerina vegetal e o preço é tão barato quanto a que encontramos na fármacia (origem animal).

Use a de sua preferência!

Principais Cuidados


1. A Glicerina extrai a umidade. Isso significa que:

se o tempo está úmido, a glicerina irá puxar a umidade para o seu cabelo (repondo água)
se o tempo está seco, a glicerina retira a umidade do cabelo e joga para o meio ambiente. Ou seja, se seu cabelo tiver mais água do que o ar, você irá perder essa água. Efeito contrário!
2. Quem tem cabelos porosos precisa tomar cuidado redobrado, pois o excesso de água fará os fios perderem a elasticidade e romparem mais ainda.

3. Quem usa coloração também precisa ficar atenta, pois “a glicerina também é capaz de penetrar na cutícula do cabelo e desbotar a pigmentação das tinturas” semi-permanentes. No caso das permanentes, o indicado é usar a glicerina, no minimo, 2 dias depois da tintura. Assim a cor já terá se fixado”, segundo o Clube do Cabelo e Cia.

Principais benefícios


Retém a umidade dos fios (tornando o cabelo mais resistente)
Diminui a velocidade que a água evapora do cabelo
Reduz o frizz
Cachos mais definidos e por mais tempo
Não se esqueça das condições para isso acontecer!

Como usar?

Como na sexta-feira tivemos um dia bem chuvoso aqui em São Paulo, aproveitei para testar a glicerina. O resultado foi ótimo, meu cabelo ficou super hidratado e definido.

Receita Hidratação com Glicerina


Opção 1:

Misturar uma colher de sopa de glicerina com 1 copo d’água,
Aplicar no couro cabeludo e no comprimento durante 20 minutos
Enxaguar e finalizar como de costume
Observação 1: Eu utilizei essa receita, pois queria verificar o efeito da glicerina no meu cabelo.

Observação 2: Li que esta receita ajuda contra a descamação do couro cabeludo.

Opção 2:

Adicionar 6ml de glicerina ao seu creme de hidratação
Aplicar no cabelo e deixar 20 minutos, se possível, com touca para que o cabelo absorva melhor a água
Enxaguar

Eu usei essa aqui:


Contem os resultados !!!

02 Receitas: Hidratação caseira com Açucar & Hidratação com Maisena

Hoje eu trouxe pra vocês mais uma receita que revolucionou a minha vida. A Hidratação de Açúcar. Como sempre, eu já tinha ouvido falar dessa hidratação, mas nunca tinha testado, e depois que testei, me apaixonei.
Conclusão: mais uma queridinha pro meu cronograma capilar!

Antes de dar a receitinha, vamos entender os benefícios do açúcar pro nosso cabelo?

O açúcar é recomendado pra quem quer recuperar a maciez e brilho dos cabelos, diminuir o frizz e a porosidade capilar. Além de combater o ressecamento, ele também ajuda a selar os fios e diminuir as pontas duplas.
Eu particularmente prefiro usar açúcar mascavo, pois ele não passa por muitos processos químicos, mantendo as vitaminas (B1, B2, C), ele também possui cálcio, magnésio, ferro e etc. Mas eu já testei a receita com o açúcar cristalizado e o resultado também é muito bom.

Vamos à receita?
Você vai precisar de:


– Máscara de hidratação (o suficiente para o comprimento do seu cabelo)

– 1 colher de açúcar mascavo ou 2 colheres de açúcar cristalizado

Como fazer:

Misture os ingredientes em um recipiente e aplique nos cabelos limpos e úmidos. Deixe agir por cerca 30 minutos, enxague bastante e em seguida e aplique o condicionador.

Obs:
Para potencializar a receita, você pode acrescentar 1 tampinha de bepantol líquido, glicerina ou algum óleo vegetal de sua preferência. Você pode usar essa receita na etapa hidratação do Cronograma Capilar.


– Açúcar afina o cabelo?
Bom, tecnicamente não. Mas algumas pessoas percebem uma diferença nos fios (que parecem estar mais finos), porque as cutículas ficam seladas e o cabelo menos poroso.


AGORA VAMOS A RECEITA DE MAISENA:

Essa receitinha caseira de hidratação de maisena é do tempo da vovó! É conhecida também como “touca de gesso”, e lá pros anos 40-60, era usada pelas meninas que queriam fios mais lisos. Fiquei surpreendida com os resultados quando utilizei esse ingrediente, e desde então, a maisena tornou-se meu ingrediente preferido para hidratações caseiras! É gatinhas, eu sou fã da sabedoria popular. Vou ensinar pra vocês como fazer hidratação de maisena!

Quando utilizado corretamente, o amido de milho tem o poder de reduzir o volume, hidratar, e trazer uma maciez incrível pro cabelo. Podem ficar tranquilas que ninguém vai perder os cachinhos… Após muita pesquisa, muitos testes e muitas cagadas, eu descobri a maneira correta de usar a maisena.

A máscara de maisena deve ser colocada no dia da hidratação do cronograma capilar. Então, vamos à receita?

Ingredientes


1 colheres (sopa) cheia de máscara de hidratação
1 1/2 xícara de água filtrada.
2 colheres (sopa) cheias de maisena.
1 colher (sobremesa) de açúcar (Cuidado com o uso desse ingrediente, porque ele afina os fios).
1 colher (sobremesa) de glicerina líquida vegetal (ou bepantol)
Observação: você pode acrescentar qualquer óleo vegetal ou azeite se quiser deixar sua hidratação de maisena mais nutritiva. A quantidade recomenda para essa receita é de 1/2 colher de sobremesa.

Como fazer hidratação de maisena – Modo de Preparo

Lave bem os cabelos com o shampoo e escorra o excesso de água com auxílio de uma toalha seca. Não seque os fios com o secador. O ideal é que você passe a hidratação nos fios ainda úmidos.
Misture bem o amido de milho na água fria.
Coloque essa mistura em uma panela, e leve ao fogão em fogo baixo, mexendo sempre. Não se descuide da misturinha no fogão. Quanto mais baixo o fogo, e quanto mais você mexer, mais lisa é a textura. Quando engrossar e atingir a consistência de um mingau, desligue.
Espere 5 minutos até que o mingau esfrie um pouco, mas ainda esteja quente. Acrescente o açúcar, a glicerina (ou o bepantol), a vitamina e a máscara de hidratação. Misture novamente.

Como fazer hidratação de maisena

Divida o cabelo ainda úmido em mechas e aplique a máscara caseira desde a raiz. Penteie essas mechas com o produto já aplicado, levando o produto da raiz até as pontas. Utilize a máscara com bastante abundância. Você pode usar qualquer pente ou escova, eu recomendo pentes de madeira aqueles pentes finos de plástico.
Ao terminar de enluvar todos os fios com a máscara, envolva os cabelos com uma toalha úmida. Eu observei que todas as hidratações são potencializadas quando eu faço isto, e moças, isso é dispensável apenas quando a umidade relativa do ar estiver superior a 70%. Por via das dúvidas, eu sempre coloco a toalha bem molhada em volta dos fios.
Tempo do produto no cabelo: 30 minutos a 2 horas.

Após deixar que a gororoba aja no cabelo, enxague os fios APENAS com água. Confiem em mim, o cabelo não vai ficar sujo. Isso é de extrema importância mocinhas, se vocês usarem shampoo, vocês vão jogar toda a hidratação fora! Então apenas enxaguem com muita água, e condicionem o cabelo normalmente.

Quanto tempo deve deixar no cabelo?


O tempo de espera da hidratação de maisena varia entre 20 minutos a 2 horas.

Sobre essa questão do tempo de ação da máscara: É RELATIVO! Depende do seu cabelo e dos objetivos. Se você deseja pouca redução de volume, deixe, em média, por meia hora. Se deseja redução drástica, deixe 2 horas. Conheçam o cabelo de vocês. Se você deixar de 6 horas a 8 horas, seu cabelo alisará, dependendo do tipo dele. E não vai ser um alisamento bonito, vai ficar um negócio estranho e espigado!

O “ponto” ideal para o meu cabelo é quando os fios ficam durinhos. Isso demora, em média, uma hora. Antes disso, não sinto muita potência na redução de volume, e depois, o cabelo fica com o efeito espigado horrendo. Por isso, minha recomendação é a seguinte: testem a hidratação várias vezes, por meia hora, quarenta minutos, e até uma ou duas horas e vejam como o cabelinho de vocês lida com essa questão do tempo.

Dicas extras:

Se você não tiver bepantol ou glicerina, não tem problema. Pode fazer sem esse ingrediente.
Você também pode acrescentar cacau, toddy ou chocolate em pó à sua receita;
Dica da leitora: você pode turbinar a sua hidratação de maisena com cenoura. Para fazer isso, depois que o mingau tiver finalizado, faça um suquinho bem concentrado de água filtrada + cenoura, batendo no liquidificador. Coe e misture ao mingau, aplicando no cabelo normalmente.

E os resultados?

Os resultados são lindos! A maisena ajuda a pesar o cabelo, diminuindo o volume e aumentando o brilho dos fios. Pra quem está na transição, é uma receita ideal e natural.

Para as moças que estão grávidas, ou para as transitetes que estão com uma dificuldade enorme de “abaixar” a raiz, a maisena é a resposta natural para todos os problemas de vocês! No início da transição, eu usava todas as semanas e conseguia igualar bastante a diferença entre o comprimento e a raiz cacheada. O efeito não é definitivo (ainda bem, não queremos perder nossos cachos, não é?), mas o auxílio é gigantesco nessa fase. Pra quem não está na transição, essa hidratação é também muito poderosa: além de reduzir o volume, a hidratação aumenta o brilho dos cachos e o melhor, aumenta a definição!

É só amor!

Hidratação com BABOSA (Aloe E Vera)

Pelo menos um produto que você já comprou até hoje deve ter vindo na embalagem (nem que seja na composição) Aloe Vera ou babosa. Isso porque a planta é ótima para cabelos e pele por possuir diversos aminoácidos essenciais à formação de proteínas, além de vitaminas A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13 e vários minerais.


A Babosa é perfeita para definir os cachos, evitar queda dos fios e ainda dar muito brilho ao cabelo. Bastam algumas aplicações e tcharan, tudo pronto!

Essa receita entra no dia de Hidratação do Cronograma Capilar!

Hidratação com Babosa

Ingredientes:


– Uma folha de babosa;
– Sua máscara de HIDRATAÇÃO favorita;
– Uma blusa velha;
– Colher, faca e um recipiente limpo.

Modo de fazer:


1º: A babosa MANCHA, ou seja, pegue uma camisa velha antes de seguir qualquer um dos passos abaixo;
2º: A babosa é GOSMENTA. Caso você não tenha experiência com a planta, tome muito cuidado. Além de tudo, ela tem espinhos na borda e podem te machucar. Tenha cuidado com as folhas;
3º: Pegue a folha de babosa, corte a pontinha dela (essas partes costumam não ter baba nenhuma) e pegue a parte debaixo, a mais gordinha.
4º: Corte, com cuidado, a folha da babosa ao meio, na VERTICAL, abrindo a folha;
5º: Com uma COLHER (pooor favor evitem usar as mãos, é muito difícil manusear, acreditem!) retire a baba de dentro da folha e coloque num recipiente.
6º: Bata a baba no liquidificador (pura ou com um pouco d’água, se você achar pouco), reserve num recipiente.
7º: Misture com sua máscara de hidratação favorita!
8º: Após lavar os fios SOMENTE COM SHAMPOO, aplique a mistura no cabelo todo, espalhando e massageando bem.
9º: Deixe cerca de 30 minutos no cabelo, use touca térmica se possível.
10º: Enxágue, utilize seu condicionador favorito e finalize normalmente

Resultado:

Cabelo macio, brilhoso, diminuiu meu volume (não gostei muito dessa parte, mas tem quem goste né) e definiu bastaaaaante!

O CREME FICA BRANQUINHO, ENTÃO PARA AS LOIRAS É SUPER LEGAL E NÃO MANCHA!

Como seguir o Cronograma capilar com receitas caseiras!

Oi gente! Tudo bem com vocês? O post de hoje é pra você que ama receitinhas caseiras e quer adapta-las ao seu Cronograma capilar.

A gente tem um montão de receitas caseiras ótimas para recuperar, tratar e manter a nossa cabeleira sempre linda! Por isso, resolvi reunir todas elas e separar de acordo com as etapas do cronograma capilar.


A hidratação repõe água ao cabelo. E nessa etapa, podemos usar frutas, vegetais, mel, extratos botânicos, vitaminas, Bepantol e etc. Confira as receitinhas para usar na etapa hidratação do seu cronograma capilar:

Hidratação de Café:

Como o café age no cabelo?

Primeiramente, vamos falar sobre a cafeína (constitui 95% do café), que além de ajudar na limpeza do couro cabeludo, estimula o mesmo ajudando no crescimento capilar.
Como a cafeína ajuda na limpeza do couro cabeludo, fica mais fácil absorver o restante dos nutrientes do café e também as substâncias contidas na máscara de hidratação.

Entenderam? Então vamos lá. Mãos à obra.

RECEITA NUTRIÇÃO DE CAFÉ

Você vai precisar de:


2 colheres de pó de café (Obs: eu utilizo o café solúvel pois facilita a absorção e é mais fácil de tirar do cabelo.)
2 colheres de óleo vegetal extra virgem
3 colheres de creme de hidratação (de sua preferência)
Recipiente para misturar.


RECEITA HIDRATAÇÃO DE CAFÉ


Você vai precisar de:

2 colheres de pó de café
1 colher de Bepantol ou mel
3 colheres de creme de hidratação (de sua preferência)
Recipiente para misturar.


OBS: Você pode utilizar as duas versões, de acordo com qual etapa do cronograma capilar o seu cabelo precisa,

Como fazer:


Misture todos os ingredientes em um recipiente e após lavar os cabelos, aplique a mistura massageando mecha por mecha. Deixe agir de 30 a 40 minutos, enxague bastante e depois aplique o condicionador.

Usei: Azeite de Oliva, Cafe em grão (melhor) e Creme da minha preferencia.

Resultado:


No meu cabelo eu percebi bastante diferença na definição e principalmente na maciez. Mas vale lembrar, que cada cabelo reage de uma forma diferente.

LEMBRANDO: NÃO É LEGAL PARA LOIRAS, POIS A MISTURA FICA ESCURA E PODE MANCHAR O CABELO!

CRONOGRAMA CAPILAR – O que é e como fazer!

O que você precisa saber sobre o cronograma capilar:

O cronograma capilar é uma opção para cuidar dos seus fios, não é uma regra para quem tem cabelos ondulados/cacheados/crespos.
As etapas do cronograma capilar devem ser feitas separadamente (nunca no mesmo dia!). Respeite o intervalo de 48 horas.
Se você começar o cronograma para cabelos danificados ou para cabelos pouco danificados, obtiver bons resultados e perceber uma boa melhora na superfície dos fios e ficar satisfeito(a), pode interromper o cronograma ou optar por uma rotina capilar para cabelos saudáveis.
Para seguir uma etapa do cronograma, você não precisa usar todos os produtos com a mesma função. Assim, se é dia de fazer uma reconstrução, você não precisa usar shampoo com queratina + máscara com queratina + condicionador com queratina.
O cronograma capilar apresentado aqui é apenas uma proposta. Fique atento(a) ao seu cabelo, estado geral e como ele reage aos produtos. Se julgar necessário, monte sua própria rotina de cuidados. Essa rotina está dividida pelo estado geral dos fios, mas é importante considerar também se seus fios são secos, oleosos ou mistos. Infelizmente não existe uma fórmula que funcione para todas, por isso é importante pesquisar bastante, buscar informações e conhecer seu próprio cabelo :)
Essa postagem contém um cronograma para quem está com os cabelos fragilizados mas é importante deixar claro que quem está com cabelos muito danificados, com muita queda, emborrachados ou com couro cabeludo ferido deve procurar ajuda profissional! Estes são problemas graves que não vão ser resolvidos com receitas caseiras e algumas hidratações.
O cronograma capilar que vou apresentar aqui é resultado de algumas pesquisas que tenho feito sobre tratamentos capilares, frequência de aplicação, etc; por isso é diferente da tabela de cronograma capilar que circula em outros blogs.
Hidratação, nutrição e reconstrução: qual é a diferença?

Na hora de cuidar dos fios, existem várias opções de produtos disponíveis. Para selecionar quais deles são mais interessantes para o seu cabelo, é preciso considerar que cada um desses produtos possui propriedades diferentes. Antes de conhecer o cronograma capilar mais de perto, vamos conhecer características e indicações de produtos voltados para hidratação, nutrição e reconstrução dos fios.

Produtos de hidratação servem para repor a água dos fios. A hidratação é a etapa mais básica do cronograma capilar e é bastante indicada para cabelos levemente ressecados e com frizz. Nos produtos para hidratação, você deve procurar pelos seguintes componentes: frutas, glicerina ou glicerina vegetal, extratos botânicos, pantenol, vitaminas, aloe vera, chocolate, mel, sacarose ou derivados do açúcar, proteínas hidrolizadas.
Produtos de nutrição ajudam a repor óleos e nutrientes (reposição lipídica). A nutrição é indicada para tratar fios ressecados, quebradiços e porosos. Nos produtos de nutrição, você deve procurar por óleos vegetais como óleo de abacate, azeite de oliva, óleo de coco, óleo de rícino, óleo de semente de uva, óleo de jojoba, óleo de ojon etc, manteigas como manteiga de karité, manteiga de cupuaçu, manteiga de abacate, manteiga de murumuru e ceras vegetais.
Produtos de reconstrução servem para repor proteínas e aminoácidos (reposição proteica). A reconstrução é indicada para cabelos danificados que sofrem com quebra, queda, pontas duplas, frizz e porosidade. Nos produtos para reconstrução você deve procurar por queratina e seus aminoácidos, cisteina, serina , prolina, argilina; e colágeno.
DICA: Para saber se um produto é de hidratação, nutrição ou reconstrução, preste bastante atenção nos componentes presentes e na ordem e na frequência que aparecem. Nos rótulos de produtos capilares, os produtos que aparecem em primeiro lugar na lista de componentes, são aqueles presentes em maior quantidade. Geralmente as marcas já sinalizam se o produto tem maior potencial de hidratação, nutrição ou reconstrução. Outro ponto importante é que muitos produtos possuem mais de uma função, mesmo nas fórmulas mais simples você vai encontrar um componente hidratante, emoliente, etc.

Cronograma na prática: recomendações gerais:


Antes de fazer sua hidratação, nutrição ou reconstrução, lave o cabelo com shampoo (se você segue o no poo, faça co-wash). Não aplique o shampoo diretamente no comprimento e nas pontas, tá bom? Nunquinha (!) Esfregue o couro cabeludo fazendo movimentos circulares. Puxe o shampoo para o comprimento instantes antes de enxaguar. Depois de higienizados, seus fios estarão prontos para receber sua máscara de hidratação/nutrição/reconstrução.
Leia o rótulo dos produtos com atenção e respeite o tempo de ação indicado. Deixar um produto por tempo demais pode enfraquecer e prejudicar seus fios.
A água utilizada para lavar o cabelo deve ser de preferência fria e no máximo morna, nunca quente! Água quente dilata os poros e produz muita oleosidade no couro cabeludo.
Não subestime o poder do condicionador! Utilize o produto depois de enxaguar a máscara para selar as cutículas e garantir maciez e brilho aos fios. Aplique o condicionador no comprimento e nas pontas, distribuindo bem o produto.
Na hora de secar, evite esfregar a toalha contra o cabelo. Esses movimentos bruscos de fricção causam frizz e podem quebrar fios. Para secar os fios, aperte a toalha de baixo para cima. Se possível, utilize uma toalha de microfibra ou uma camisa de algodão.
Durante a finalização com seu creme de pentear/leave-in/gel/mousse, evite aplicar o produto no couro cabeludo. Deixe ele respirar e concentre esses produtos no comprimento e nas pontas. O acúmulo de produtos no couro cabeludo pode causar caspas e oleosidade excessiva.
Na etapa de nutrição, sempre que possível faça umectação. A umectação capilar é uma técnica que combina o uso de óleos vegetais e massagem capilar e ajuda bastante no estímulo da circulação sanguínea no couro cabeludo. O Azeite de Oliva Extra Virgem é uma ótima opção para fazer a umectação.
“Cacheia, de quanto em quanto tempo devo lavar o cabelo?” Não existem regras quanto à frequência de lavagem dos cabelos. Aliás, esse assunto rende muita discussão! Para definir a frequência você deve considerar se seus fios estão mais ou menos secos, se você frequenta a piscina com frequência, se está numa rotina low poo/no poo, etc. Vou incluir nessa postagem algumas recomendações de lavagem de acordo com o estado dos fios que talvez possam ajudar. De qualquer modo, cabe destacar que as tabelas que vou colocar abaixo não se referem a quantos dias da semana você vai lavar o cabelo, mas quantas vezes por semana é interessante dar uma atenção especial para os fios. Uma coisa é certa: é importante higienizar os fios todas as vezes que você for fazer hidratações, nutrições e reconstruções.

Cronograma capilar para cabelos saudáveis:


Nossos cabelos sofrem danos diários em função dos raios de sol, da poeira, da poluição, etc; e podem perder brilho nesse processo, se tornando mais opacos. Para garantir que os fios permaneçam com aspecto saudável hidratado é importante garantir a presença de alguns componentes na sua rotina diária. As hidratações podem auxiliar na manutenção de fios brilhantes e macios e podem ser semanalmente (uma vez por semana). Já as nutrições podem ser feitas a cada quinze dias, portanto duas vezes por mês. Cabelos saudáveis não precisam de reconstruções frequentemente, por isso você pode deixar para fazer uma reconstrução uma vez por mês. Seguindo essa lógica, nosso cronograma fica mais ou menos assim:


DICAS:

Se seu cabelo é oleoso, utilize shampoos mais refrescantes e com capacidade desengordurante. Shampoos com Jaborandi, arnica, hortelã, hamamélis e lavanda na composição podem ser interessantes. Aqui no blog tem uma receita com argila indicada para oleosidade excessiva no couro cabeludo, não deixe de conferir. Mais uma dica: se seu couro cabeludo é oleoso, no momento de hidratar não aplique máscara hidratante muito próxima do couro cabeludo, concentre-se no comprimento e nas pontas.
Se seu cabelo é naturalmente mais seco, evite lavar o cabelo com muita frequência. Invista em receitas caseiras com azeite de oliva, abacate, mel e iogurte natural.
As receitas de borrifador podem ser ótimas companheiras no seu dia-a-dia. Confira lá no post da Ray como fazer várias.

Cronograma capilar para cabelos pouco danificados


A rotina capilar apresentada nesse tópico é interessante para quem se encontra com o cabelo mais seco, poroso, com aspecto arrepiado ou pouco maleável, problemas que podem aparecer em função da ação de fatores externos do nosso dia-a-dia e de acontecimentos mais pontuais, como uma ida à praia/piscina.

A praia é um ótimo lugar para descansar e se divertir, mas o sol e a água salgada podem causar alguns danos aos cabelos. Existem alguns cuidados básicos para cuidar dos cabelos no verão que a Raysa já abordou aqui no blog, vale a pena conferir a postagem dela para saber quais itens levar para a praia e o que fazer durante o período de férias. Se você não teve tempo de tomar nenhum desses cuidados e seus fios estiverem sofrendo com fios secos e ásperos, preste atenção nas dicas a seguir. As dicas são válidas também para quem pegou aquela piscina e está sofrendo com os efeitos do cloro.

Considerando que os fios levemente danificados podem ficar mais secos, a proposta desse cronograma é dar preferência para shampoos e condicionadores mais hidratantes e nutritivos. Um excelente condicionador para essa função, liberado para No Poo e Low Poo, é o Elseve Óleo Extraordinário. Amo!

Nesse cronograma a proposta é fazer uma hidratação e uma nutrição na primeira semana. Na segunda semana, duas hidratações. Na terceira uma hidratação e uma nutrição e na quarta uma hidratação e uma reconstrução.


Se você precisa se expor frequentemente ao sol, ao mar ou à piscina, inclua o protetor solar para cabelo na sua rotina. Esses produtos podem ser usados para finalizar os fios e ajudam a proteger seus fios. Veja abaixo alguns exemplos de produtos de proteção solar para o cabelo. (Todos liberados para low poo).


Cronograma capilar para cabelos danificados


Quando os fios estão danificados se tornam mais frágeis, pouco maleáveis, com nós, mais quebradiços e com aspecto seco. Esses problemas podem aparecer após o uso de relaxamentos, permanentes, colorações, descolorações, etc. Todos esses processos podem interferir na estrutura dos fios, assim as escamas capilares ficam mais abertas e vulneráveis. Para amenizar o problema, é interessante utilizar produtos para reconstrução capilar, especialmente aqueles à base de queratina, além de produtos que contém proteínas hidrolizadas. Esses produtos ajudam a amenizar o desgaste da fibra capilar produzido pelo uso de químicas mais agressivas.

IMPORTANTE:
Faça no máximo duas reconstruções mensais. O excesso de queratina também prejudica os fios(!). Em geral, as reconstruções devem ser feitas a cada 15 ou 20 dias, dependendo do estado dos fios.

Nesse cronograma a proposta é realizar na primeira semana uma hidratação, uma nutrição e uma reconstrução. Na segunda semana, uma nutrição, uma hidratação e uma nutrição. Na terceira semana hidratação, nutrição e reconstrução. Por fim, na quarta semana uma hidratação e uma nutrição.


DICAS:


No momento de pentear/desembaraçar, tenha paciência e bastante cuidado para não quebrar os fios que se encontram mais ressecados.
Quem é cacheada/crespa e ama mudar a cor dos cabelos pode enfrentar em algum momento um problema bem comum: pontas esticadas. Isso pode acontecer por motivos diversos e a dificuldade para que os fios voltem a ficar definidos incomoda muitas mulheres. Se você está enfrentando esse problema pode incluir ativadores de cacho na sua rotina capilar. Depois de lavar, hidratar/nutrir/reconstruir e condicionar, ainda com os cabelos úmidos aplique um ativador de cacho leve e em seguida um creme de pentear ou leave-in. Se gostar de receitas caseiras, confira nessa postagem como fazer um ótimo ativador de cachos natural: o gel de linhaça.
Se seu cabelo está com pontas duplas utilize o reparador de pontas. Se puder, corte de um a dois centímetros das pontas dos fios para se livrar das pontas duplas definitivamente!
IMPORTANTE: Se seu cabelo está elástico o cronograma acima não é interessante. Nesse caso, as etapas mais importantes são de nutrição e reconstrução.

Produtos para seguir o cronograma capilar:


Segue abaixo alguns exemplos de produtos para seguir o cronograma capilar, divididos por etapa. Como muitas leitoras do blog seguem o Low Poo e o No Poo, já sinalizamos quais produtos estão liberados para cada uma dessas técnicas. Quem não segue nenhuma delas pode usar os produtos também, sem nenhum problema.

Produtos para cronograma capilar: etapa de hidratação:



Produtos para cronograma capilar: etapa de nutrição:


Produtos para cronograma capilar: etapa de reconstrução:


Como seguir o cronograma capilar com receitas caseiras???? Fácil!

Para fazer o cronograma capilar você não precisa comprar mil máscaras de hidratação, reconstrução e nutrição: as receitas caseiras podem te ajudar bastante no cuidado com os fios. As receitas caseiras são também boas opções para testar e para variar os itens do seu cronograma. Fizemos uma postagem aqui no proximo menu com várias receitas caseiras divididas de acordo com as fases do cronograma capilar, vale a pena conferir, corre lá!

Beijos Gatinhas!!!

Obtenha brilho, suavidade e textura aos seus cabelos, de forma simples e natural!!

Quer ter um cabelo perfeito, liso e sem enredos?

Vou contra-lhe tudo agora!

Sem gastar dinheiro vai poder agora ter o cabelo que sempre quis! Liso, suave, brilhante e corpulento.

Esta receita, usada 3 vezes por semana afirma modificações consideráveis no couro cabeludo.

Ingredientes:


Leite
Coco: 1 unidade
Amido de milho
Aveia moída

Preparação e toma recomendada:


Triture o coco com a ajuda de um liquidificador
Misture os restantes ingredientes, a olho, consoante a medida do coco que vai usar.
Obtenha uma mistura homogénea


Aplique a mistura na raiz do seu cabelo, em porções iguais e deixe actuar por meia hora. No período de espera, aplique uma touca ou papel de alumínio, para manter o calor e actuar mais rápido.

Finalize com a lavagem habitual com o seu xampu diário.

O ideal será aplicar esta máscara 3 vezes por semana, para obter suaves resultados.

Deixe de vez as pranchas e secadores que atormentam e estragam o seu cabelo! Opte por esta receita natural e obtenha, desde a primeira aplicação, mais alisamento, de forma natural! Via notar que os fios do seu cabelo ficarão mais lisos, não sendo precisa tanta persistência com o secador; vai notar ainda uma hidratação profunda, mas obterá melhores resultados se aplicar com alguma frequência.

Por muita tinta aplicada, vai notas de imediato uma suavidade fora do normal e um brilho intenso.

As suas amigas vão chateá-la e querer saber qual é o seu segredo!

Diga-nos os seus resultados com os nossos conselhos nos comentários em baixo.

Eu sempre quis ter cabelo curto, mas desde que aprendi ISSO, eu mudei de ideia. Que teste fantástico!

Essa nova moda já chegou em Hollywood: Cabelos curtos ao invés de longas madeixas, Mas ver as fotos perfeitas das celebridades é fácil, Difícil mesmo é saber de antemão se este novo look vai cair bem em você! E é justamente evitar pesadelos capilares que este teste foi inventado. Agora você pode avaliar melhor a possibilidade de dar Adeus a seus cachos, sem depois ficar chorando em frente ao espelho.


De acordo com a revista “Elle”, este teste foi desenvolvido pelo especialista em cabelos John Frieda. É muito simples: o comprimento da sua mandíbula determina se o cabelo curto resultará numa aparência atraente ou não. Para medir esta parte do seu corpo, basta segurar um lápis horizontalmente abaixo do seu queixo, e depois conferir a distância entre o lápis e a ponta da sua orelha. Se for menor que 5,7 cm, você pode correr para o cabeleireiro e estreiar seu look estilo “Joãozinho”! Mas, caso o resultado seja maior que 5,7 cm, talvez você deva repensar esta mudança radical.

Agora que você já sabe esta dica de ouro, dê uma segunda olhada nos cabelos de algumas celebridades. Você provavelmente vai perceber quais delas fizeram este teste antes de se aventurarem em um novo corte. Mas o mundo do show business não tem apenas casos de sucesso, então é bem provável que você também se depare com algumas que não mediram seus rostos, e acabaram com resultados desastrosos!


ompartilhe este truque simples e brilhante com todos que você conhece. Salve suas amigas de futuras catástrofes capilares!

Receita como fazer Óleo de café para o crescimento dos cabelos...

Você sabia que o café é um produto que pode ser usado para tratamentos do cabelo? O café é rico em compostos antioxidantes e a cafeína é um excelente estimulante que aumenta o fluxo de sangue no couro cabeludo proporcionando assim o crescimento do cabelo...

Você vai precisar de:
2 colheres de (sopa) de pó de café (o melhor é o café moído na hora)
1 xícara de (chá) de azeite de oliva (ou óleo de coco, semente de uva ou amêndoas)

Como preparar:
Em um recipiente com tampa adicione o pó de café e o azeite de oliva.
Deixe a mistura repousar por uma semana, durante esse período sempre da uma agitada no recipiente. Guardar em local fresco e escuro...
Após esse período coar o óleo de café em um tecido fino ou gaze.
Armazenar o óleo de café em local fresco e escuro...

Como usar o óleo de café:

Você pode usar o óleo de café para fazer Pré-Poo.
Basta aplicar o óleo de café no seu cabelo e massagear o couro cabeludo, deixar agir por 10 a 20 minutos antes de lavar o cabelo com shampoo e condicionador como de costume..


Dica: Caso você não tenha paciência para esperar uma semana para que o óleo de café fique pronto, você pode acelerar o processo com aquecimento. Para isso basta colocar a mistura de azeite e pó de café no micro-ondas por 1 a 2 minutos com intervalos de 30 segundos.....

VAMOS COMEÇAR A FAZER? POSTEM FOTINHOS HEIM MENINAS OU MARQUE A GENTE NO FACEBOOK!!